ÓLEO MINERAL (PARAFINA )



O óleo mineral caiu em desgraça. Para fazer esse post, que foi uma solicitação da leitora Lidiane, li vários artigos e matérias, médicas e leigas, na intenção de saber exatamente do quê ele está sendo acusado. Depois do sal do xampu e dos parabenos no câncer de mama, agora as baterias se voltaram para esse onipresente derivado do petróleo.
Como o assunto é vasto e polêmico, resolvi incluí-lo na seção de Perguntas Frequentes, penso que, assim, a abordagem  fica mais fácil.

1 - O QUE É E PARA QUÊ SERVE  O ÓLEO MINERAL?
Também chamado de vaselina líquida ou parafina líquida, o óleo mineral é um derivado do petróleo. Existem óleos minerais de uso industrial e medicinal. É produto de baixo custo, usado em larga escala em inúmeros cosméticos e também por via oral, como laxante. O óleo mineral está presente, em concentrações variadas, nos seguintes produtos, entre outros menos conhecidos: Bepantol pomada, óleo Sève, óleo Johnson's, cremes hidratantes, etc. Seria mais fácil dizer onde ele NÃO  está presente.
Uso por via oral - laxante de baixo custo, o uso crônico pode causar, em pessoas com fatores predisponentes, um tipo de pneumonia de difícil tratamento.
Uso tópico (na pele) - Muito utilizado como hidratante por oclusão, (para saber melhor o que é um hidratante por oclusão,  em peles oleosas, a aplicação de óleo mineral, principalmente no rosto, pode provocar ou piorar o aparecimento de cravos (ação comedogênica).

2 - AFINAL, DO QUÊ ELE ESTÁ SENDO ACUSADO?
Vou responder por itens, já que são vários...

2.1 - Suposta ação cancerígena - quando contaminado por uma substância chamada dioxina (essa sim, é um cancerígeno comprovado). Lá no início do post, falei que existem dois tipos de óleo mineral: um para uso industrial e outro medicinal. O de uso medicinal não contem dioxina (pelo menos, não deve conter), visto que é purificado.

2.2 - Causaria artrite (inflamação das articulações) - A matéria que faz essa afirmação não especifica se seria por via oral ou tópica, também não cita qualquer bibliografia, então, fica difícil levar a sério... Mesmo que fosse, penso ser quase impossível exercer esse efeito apenas com o uso sobre a pele, já que o óleo mineral não é absorvido por essa via.

2.3 - Prejudica o meio ambiente - Essa afirmação é verdadeira, pois, como todo derivado do petróleo, sua degradação é difícil e longa. Nos dias de hoje, qualquer coisa que agrida o meio ambiente merece execração pública e pena de morte.

3 - CONCLUSÃO
O óleo mineral é amplamente usado em cosmética desde o início do século XX. É barato e eficiente. 
Por trás de toda essa polêmica, vejo sinais de fumaça marqueteira, aqui e ali. 

É certo que, por razões ambientais, existe forte tendência à substituição do óleo mineral pelos de origem vegetal, indiscutivelmente melhores, porém bem mais caros. 


Rugas e Linhas de Expressão –


O envelhecimento natural da nossa pele começa aos 20 anos, cedo não é?
A partir daí surgem as rugas e linhas de expressão pois a nossa produção celular entra em declínio e a produção de novas células diminui.


Outro fator que aumenta essas ‘marquinhas’ temíveis no nosso rosto são as emoções, especialmente o estresse.
Sabemos que a pele é o maior órgão do sistema nervoso do corpo e é ela sofre com as nossas reações emocionais, sejam de nervosismo, euforia, alegria ou tristeza. Esse turbilhão de sentimentos que nos faz dormir mal faz com que ocorra uma liberação maior de hormônios que chegam a todas as células do organismo e isso é visível no aspecto da pele.
Essas ruginhas e linhas de expressões aparecem geralmente no meio da testa, ao redor dos olhos, ao redor do nariz e perto dos lábios.
PRÓ-CORPO oferece a melhor solução para eliminarmos essas marquinhas do seu rosto para te deixar cada dia mais linda e com a pele radiante. Borracha nelas!
Luz Intensa Pulsada (LIP)
É este tratamento que você fará com que seu rosto fique claro, sem expressões pesadas.
Trata-se de um aparelho com tecnologia avançada que emite luz gerando calor na pele, atingindo: manchas, sardas, vasinhos pêlos, melasmas, flacidez e acne ativa.
É indolor e em apenas poucas sessões, o resultado é excelente!
Nada de adiar os compromissos são somente 30 minutinhos e a recuperação é imediata!